top of page

Há mais de 20 anos a reivindicação de uma jornada de 30 horas semanais para equipe enfermagem está na pauta das negociações salariais e de convenções coletivas em todas cidades brasileiras.

A constante luta pela valorização da Enfermagem e direitos tem sido um dos meus principais focos, pois  me sensibilizei com a causa em 2005 quando comecei a trabalhar no departamento de saúde, hoje Secretaria de Saúde. Foram inúmeras reuniões  e planejamentos para que isso se tornasse realidade, em2008 iniciamos um trabalho para a implantação do sistema de qualidade, Acreditação na saúde pública do município e as 30 horas para equipe de enfermagem  seria conquistada  nesse planejamento.

Infelizmente em 2009 deixei de estar a frente da diretoria de saúde o que provocou o insucesso do sistema de qualidade e consequentemente das  30 horas semanais para equipe de enfermagem.

Em 2013 assumi uma cadeira de vereadora  e a luta continuou. As 30 horas semanais voltaram para a pauta o que me levou a escrever propor  um projeto de lei que foi aprovado por unanimidade na câmara dos vereadores o que deu início a  um processo (nº 3348/2014) para implantação das 30 horas semanais para equipe de enfermagem.

Esse projeto esta em tramite, e o prefeito precisa tornar o projeto de lei em Lei municipal de 30 hs semais para equipe de enfermagem.

A Comissão de Relações Institucionais do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo mapeou a existência da jornada de 30 horas semanais em instituições públicas municipais de todo o estado de São Paulo. Cerca de 187 municípios do Estado de São Paulo o que representa próximo de 30% do estado já adotaram as 30 horas semanais, atendendo o que foi estabelecido na 15ª Conferência Nacional de Saúde. “Médicos, dentistas e assistentes sociais já cumprem esse horário

Embora o PL 2.295/2000, que regulamenta as 30 horas em âmbito nacional, siga parado no Congresso, , bem como o processo de implantação em Mogi Mirim,. o Coren-SP não desistiu dessa luta, assim como EU. A intenção é garantir a essas categorias o mesmo benefício já concedido aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, Assistente Social entre outros.

Na Câmara, a tramitação já dura 15 anos. Os deputados aprovaram a redução em todas as comissões de mérito, sem alteração. Falta apenas a votação final, no Plenário, o que ainda não aconteceu devido à falta de um acordo definitivo entre os profissionais, o governo e o setor privado.

Mesmo sem consenso, vários deputados têm pedido a inclusão do projeto na Ordem do Dia do Plenário, para a votação imediata. Um deles é o deputado José Stedile (PSB-RS). Ele acredita que, neste ano, a matéria terá, enfim, uma conclusão na Câmara. "Há uma grande dívida da sociedade brasileira - e, em especial, do Parlamento brasileiro - em relação a essa categoria. Ninguém é tão importante para a saúde quanto os médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Só que quem segura, de fato, a saúde brasileira - nos hospitais, nas madrugadas, no atendimento de casa em casa - são esses enfermeiros. Boa parte dessa categoria precisar ter dois ou três empregos e isso diminui a qualidade do seu trabalho nos hospitais. Essas pessoas lidam com a vida".

Minha luta pelas 30 horas para equipe de enfermagem em Mogi Mirim esta apoiada,  acompanha a anos esta categoria profissional e por saber que a enfermagem é uma profissão que precisa de condições especiais para uma prática segura, garantindo a segurança do paciente e do próprio profissional.

bottom of page